Quais são os principais recipientes usados para servir café nas cafeterias?
Quais são os principais recipientes usados para servir café nas cafeterias?
15/08/2019
5 diferenças do café arábica e robusta que você precisa conhecer!
5 diferenças do café arábica e robusta que você precisa conhecer!
29/08/2019
5 dicas para deixar seu café ainda melhor!

Deixar o seu café ainda melhor não é uma missão impossível, especialmente se você é daquelas pessoas que toma todos os dias no café da manhã, café da tarde e pós refeições.

Melhorar o sabor não quer dizer “mascarar”, muito pelo contrário, o objetivo é justamente intensificar o que já é bom! 

A boa notícia é que você pode fazer isso em casa, aprenda os truques abaixo!

Preste atenção na temperatura da água

Vamos combinar que a maioria das pessoas coloca a água da torneira para ferver e vai fazer alguma coisa, só desliga quando a chaleira começa tremer.

Mas, você sabia que a água tem papel fundamental no paladar do café? 

Por isso, é necessário usar água mineral ou filtrada sempre, por mais que a água da torneira seja fervida, ela possui resíduos que podem interferir no sabor da bebida.

Além disso, a água para fazer café não pode ser fervida. Ela deve ficar em uma temperatura de 90 graus, um pouco antes de começar a fervura.

Quando a água é fervida, ela pode ficar mais ácida, com isso, o sabor do café pode mudar completamente.

Confira mais sobre assunto conferindo este artigo: 4 motivos pelo qual você precisa testar a água antes de fazer um café!

Use uma qualidade boa de café

Não tem como deixar o seu café ainda melhor se não der preferência para uma marca de qualidade. É claro que os grãos moídos na hora tem outro aroma e paladar, mas se você não tem como usar uma máquina moedora, então, escolha o pó, cuja a embalagem tenha o selo de 100% arábica, como é o caso do Café Vô Luiz.

Todavia, se você é um amante de café, vale a pena investir em um moedor manual e comprar os grãos ao invés do pó, vai perceber que o aroma é bem mais intenso.

Escolha o coador certo

Coadores antigos e que eram usados no tempo da vovó são uma boa pedida. A exemplo disso, tem o coador de pano, geralmente ele é feito de algodão e não solta fiapos.

No entanto, se você busca por praticidade, pode escolher o coador de papel, além de prático e mais higiênico, ele também não altera o sabor do café.

Tenha cuidados no armazenamento

Jamais misture os grãos ou pó novo com o que já estava guardado, isso pode causar um amargor na bebida. 

A melhor maneira de armazenar o café é dentro de sua embalagem original, pois ela preserva o máximo de sabor e frescor aos grãos e ao pó.

Quando for comprar o pó, sempre prefira as embalagens à vácuo, pois elas são mais preparadas para impedir a alteração do aroma.

Em casa, deixe os grãos ou o pó do café dentro da embalagem original e mantenha fechada a cada uso. Jamais permita que o produto tenha contato com a luz a umidade.

O lugar ideal é aquele fresco, sem luz excessiva e livre de umidade. Também não pode ficar totalmente exposto em correntes de ar. Deixe o café em temperatura ambiente, guardar na geladeira é um grande erro.

Fazendo isso, o aroma e o sabor serão mantidos por mais tempo. Mas, fique de olho na validade do café e consuma dentro do prazo estipulado pelo fabricante.

Aprenda a deixar o café ainda melhor sem o uso de açúcar

O açúcar mascara o real sabor do café, por isso que os verdadeiros amantes da bebida não adoçam, nem com o açúcar e muito menos com o adoçante.

Na verdade, esse é um hábito que se adquire com o passar do tempo, à partir do momento que sentir o aroma e o sabor intenso do café sem o uso desses artifícios,  nunca mais vai querer fazer uso deles.

Porém, se você é daquelas pessoas que não conseguem tomar um cafezinho sem adição de açúcar, adoce a bebida somente depois de pronta, pois se fizer isso durante o preparo, ela poderá perder o real sabor e virar um xarope amargo.

Agora que você já sabe como deixar o seu café ainda melhor, comece agora a praticar essas dicas e aprecie uma bebida fresquinha e muito mais deliciosa!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Super Fácil: 5 receitas com café para se testar e experimentar em casa!

  • 18
    Shares
  • 18
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *