Qual o melhor jeito de coar café? Conheça os tipos de filtros que podem ser utilizados em casa

9 passos para saber como degustar café como um profissional!
9 passos para degustar café como um profissional!
01/04/2019
A arte de dominar o café conheça a importância do trabalho do Barista na produção de café
A arte de dominar o café: conheça a importância do trabalho do Barista na preparo de café
12/04/2019
Coar café

Existem diversos métodos para coar café, todavia, não é de se estranhar que grande parte das pessoas, ainda não saibam disso, pois de acordo com a ABIC ( Associação Brasileira da Indústria de Café) aproximadamente 97% dos consumidores são acostumados a consumir a bebida coada em filtros de papel e de pano convencionais.

No entanto, o café se tornou uma das bebidas mais apreciadas do mundo, com a fama, veio a evolução e o aparecimento de outros métodos de coar café.

Além disso, algumas torras e moagens exigem o uso de diferentes formas de filtragem para que os aromas e sabores sejam evidenciados.

Abaixo, você vai conhecer os diferentes tipos de filtros para coar café que podem ser usados em casa. Confira!

Coador de vidro – Chemex

Essa peça em vidro tem formato de ” ampulheta”, é uma peça bonita e antiga, pois foi criada em 1940 por um físico da Alemanha que morava nos Estados Unidos.

Para coar o café, é usado o filtro de papel com tripla ação. Primeiramente, o filtro precisa ser molhado antes de  receber o pó, depois disso, o café é colocado bem no centro para então, receber a água quente em fluxo constante.

Esse método permite a extração de uma bebida limpa, encorpada e equilibrada.

Dificilmente esse tipo de coador é encontrado no Brasil, salvo em algumas lojas especializadas em café requintados. No entanto, é possível adquirir a peça através de portais de comércio eletrônico internacional.

Aeropress

O aparelho é bastante incomum, ele é composto por uma base, porta filtro, dosador e mexedor. Para extrair o café, é feita uma infusão da água juntamente com o pó e o processo acontece dentro do cilindro devido a pressão do ar.

Esse é um dos meios de coar café que mantém os óleos essenciais dos grãos moídos e resulta uma bebida encorpada como um ” café coado”, no entanto, preserva o aroma e sabor de um ” expresso”.

Sifão

Esse é um dos mais antigos coadores do mundo, ele foi desenvolvido no ano de 1840. É formado por 2 globos de vidro, um deles é o filtro que fica na base e o outro é usado para aquecer a água.

Os dois globos são separados, no inferior, é onde se coloca a água que será aquecida, na parte superior, é o filtro, cujo é despejado o pó de café.

Quando a água é aquecida na parte de baixo, ela entra em ebulição fazendo que suba para o globo que contém o pó de café, à partir do momento que a fonte de calor é removida, o café retoma, coado e na temperatura correta para o globo inferior e pronto para ser consumido.

Sua aparência é semelhante a vidros de experimentos em laboratório. No entanto, existem muito adoradores de café que gostam de ter um aparato mais personalizado em casa para preparar a bebida.

O sifão também é muito usado em casas especializadas de café. Muitos baristas gostam desse método de filtragem que usa a indução do calor.

Coador de Cerâmica  – Hario V60

Criado no Japão, esse tipo de coador é um dos mais usados no mundo. Inicialmente, o desenvolvedor fez a peça em cerâmica, atualmente, ele é encontrado em plástico e porcelana.

O seu formato de cone é ideal para receber o filtro de papel, além disso, é possivel coar café na quantidade desejada, inclusive, apenas em 1 xícara, pois esse método de filtragem se adapta a diversos tipos de louças.

O primeiro passo para filtrar o café no Hario é colocar o filtro de papel dentro dele, depois, molhar o filtro, em seguida colocar o pó do café bem no centro e abrir um furo no meio,  despejar a água quente bem no centro do café, dessa forma a velocidade da passagem da água fica equilibrada.

Através desse método prático e conhecido pela maioria das pessoas, a bebida é extraída sem nenhum resíduo e com um sabor e aroma perfeitamente agradável.

Coar café pode ser uma verdadeira arte para quem é apreciador dessa bebida estimulante. O prazer de testar diferentes técnicas de filtragem pode permitir a descoberta de novos sabores e nada mais prazeroso que conhecer esses métodos e suas infinitas possibilidades!

  • 42
    Shares
  • 42
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *