Quais são os principais recipientes usados para servir café nas cafeterias?

Brasil: O maior produtor de café do mundo!
Brasil: O maior produtor de café do mundo!
08/08/2019
5 dicas para deixar seu café ainda melhor!
5 dicas para deixar seu café ainda melhor!
22/08/2019
Quais são os principais recipientes usados para servir café nas cafeterias?

Você é do tipo de pessoa que acredita que os recipientes usados para servir café não influenciam na perspectiva do sabor da bebida?

Pois acredite, você está completamente enganado!

De acordo com alguns estudos realizados na Austrália, é possível ter uma percepção diferente do sabor da bebida de acordo com o recipiente que ele é servido. Nessa pesquisa, eles serviram 18 pessoas com xícaras, canecas e copos variados, incluindo as cores e foi percebido que houve muitas diferenças relatadas com relação ao sabor.

Inclusive, notou-se que as cores também pode influenciar nessa percepção, o branco geralmente é associado a um café mais forte, enquanto que a cor azul ou transparente, dá impressão de ser uma bebida mais suave e doce. Portanto, o estudo afirma que as cores também podem mudar as sensações.

Outras variáveis que podem influenciar no sabor, é o formato da xícara. Entretanto, isso não é novidade no mundo das bebidas, já viu alguém tomar cerveja em uma taça de vinho ou vice versa? 

Isso só prova que os aspectos psicológicos estão interligados com a percepção dos sabores. Mas e com o café? Como isso funciona? É o que vamos mostrar a seguir:

Quais são os recipientes usados para servir café mais adequados?

Abaixo, vamos mencionar os formatos, materiais e tamanhos ideais para degustar o café da melhor forma, confira:

Formatos

Hoje em dia, existem diversas formas de servir a bebida com estilo, os principais deles se dividem em:

  • Copinho de porcelana – É bastante charmoso, mas para bebidas quentes pode ser muito desconfortável para a pessoa ingerir, pois pode queimar as mãos.
  • Copinho de vidro pequeno – Embora muitos bares e cafés usem para servir a bebida quente, a maioria dos consumidores reclamam que não é adequado.
  • Copo de vidro médio – Melhor usar para bebidas frias.
  • Xícara pequena de café expresso – Ajuda  a manter a temperatura ideal do café.
  • Xícara grande – Não há problemas em servir café nesse tamanho de xícara, inclusive cappuccinos e outras bebidas quentes, especialmente se o recipiente for de porcelana, ela mantém a  temperatura agradável.
  • Caneca – Esse estilo a moda antiga é mais usado para beber café em casa.
  • Taça de conhaque – Ajuda a concentrar os aromas, ideal para um café  frutado.
  • Taça de sorvete – Perfeito para servir um café gelado com sorvete.
  • Copo de vidro para latte – Esse tipo de recipiente usado para servir é ideal para o latte, pois ele permite mostrar as belas camadas.
  • Tigela pequena – Embora alguns Países possuem esse costume, pode soar estranho no Brasil.
  • Tigela grande – É necessário pensar na experiência do consumidor, pois não é usual.

O barista deve pensar no ponto de vista de quem vai tomar a bebida, algumas combinações, apesar de bonitas, nem sempre são agradáveis aos olhos do consumidor.

Os tamanhos dependem de cada bebida, alguns são menores, outras composições maiores, ao gosto do cliente. No entanto, é necessário servir em um recipiente proporcional ao conteúdo.

É comum perceber que algumas cafeterias fazem o uso inadequado do recipiente, alguns são grandes demais para o teor no seu interior. Isso pode dar uma má impressão ao consumidor.

Materiais adequados dos recipientes usados para servir café

Quem entende de café já sabe quais são os tipos de materiais usados para ressaltar o aroma do café, isso independente da percepção dos sabores, que é algo psicológico.

As xícaras de porcelana são sem sombra de dúvidas o melhor recipiente para servir café, melhor ainda, se ela for pré aquecida antes de colocar a bebida dentro.

O material consegue preservar a temperatura e também, as características do café, diferentemente do vidro que não possuem nenhuma dessas capacidades.

Devem ser evitados xícaras de plástico e metal, pois além de alterar o sabor do café, eles liberam substâncias tóxicas nocivas à saúde.

Sabendo disso, o jeito é investir em recipientes com tamanho, formato e material adequado para garantir o melhor sabor a essa bebida tão apreciada no mundo!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 9 passos para degustar café como um profissional!

  • 8
    Shares
  • 8
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *