5 diferenças do café arábica e robusta que você precisa conhecer!

5 dicas para deixar seu café ainda melhor!
5 dicas para deixar seu café ainda melhor!
22/08/2019
5 diferenças do café arábica e robusta que você precisa conhecer!

Existem muitos adoradores dessa bebida estimulante no mundo, mas boa parte dessas pessoas não entendem as diferenças do café arábica e robusta. O fato é que essas duas espécies são as mais comercializadas no Brasil, por isso, é fundamental saber um pouco mais sobre isso.

Café Arábica

Essa espécie de café é muito rica em aroma, originária da Etiópia, ela é caracterizada pelos grãos de forma ovóide alongada de cor verde azulada e tem um sulco pronunciado e sinuoso.

O café arábica deve ser cultivado entre 600 e 2000 metros de altitude. Em se tratando dessa espécie de grãos, quanto maior for a altitude, melhor será a qualidade do café.

O Brasil é um dos maiores produtores de café arábica seguidos de outros Países da América do Sul, Ásia e África. Essa espécie representa três quartos da produção mundial de café.

Os cafés que são 100% arábica são mais propensos a conseguir a Certificação Gourmet.

Café Robusta

Se trata de um grão mais popular de café, seu sabor é mais típico. Também é conhecido como “Canephora”, é um espécie muito difundida na África, Ásia, Indonésia e também no Brasil.

O café robusta representa um quarto da produção mundial, seu cultivo acontece entre o nível do mar e 600 metros, tem boa resistência às diversas condições climáticas.

Os grãos torrados tem uma forma arredondada, são irregulares e de coloração amarela esverdeada.

Diferenças do café arábica e robusta

A espécie, origem e tipo dos grão são grandes responsáveis no sabor e qualidade da bebida. Os grandes apreciadores de café sabem fazer essa comparação, pois eles estudam diversos aspectos que envolvem o café, entre eles:

Sabor e Aroma

No primeiro gole, às diferenças do café arábica e robusta são bem evidentes para quem entende do assunto.

O café arábica tem um sabor mais adocicado e pouco ácido, enquanto que o café robusta é mais amargo e costuma ser marcante no paladar.

Quando se fala em aroma, o arábica é mais suave e o robusta tem notas mais pesadas.

A verdade é que o café arábica consegue promover melhores experiências sensoriais, isso porque ele tem uma variedade maior de notas no aroma e sabor.

Açúcares

O café arábica é mais adocicado, pois ele possui mais açúcares naturais. Isso permite um sabor mais agradável sem o amargor.

Em contrapartida, aqueles que preferem um café mais forte e intenso, deve-se optar pelo robusta, pois o seu açúcar não passa de 7%, enquanto que o arábica pode variar entre 6 e 9%.

Cafeína

O resultado estimulante da bebida é conseguido através da cafeína, ela é a responsável por proporcionar mais energia.

Nesse quesito, as diferenças do café arábica e robusta são marcantes, pois o arábica possui cerca de 1,2% de cafeína e o robusta, 2,2%, ou seja, o dobro da porcentagem.

Produção

O cultivo de ambas as espécies são muito diferentes, o café arábica tem um processo mais delicado, ele demanda mais cuidado dos produtores para garantir a excelência em qualidade. 

Já o café robusta tem mais resistência, pois é uma espécie mais rústica e se adapta facilmente a diversas situações de cultivo.

Porém, o café arábica é muito mais valioso devido seu sabor mais apreciado, por isso, os produtores investem nos cuidados em todas as etapas do cultivo .

Qualidade

É nesse ponto de vista em que as diferenças do café arábica e robusta realmente importam.

No geral, café arábica é mais valioso e mais reconhecido pelos amantes da bebida. Inclusive, os grãos 100% arábica tem mais chances de ganhar a certificação “Gourmet”.

Isso acontece porque o café robusta tem um sabor que não agrada a todos, pois seu amargor é intenso. Contudo, ele é muito usado em misturas de cafés solúveis.

Agora que você já conhece as duas espécies de café mais vendidas no mundo, já pode escolher o seu sabor preferido! 

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 9 passos para degustar café como um profissional!

  • 18
    Shares
  • 18
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *