Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano
Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano: Entenda qual a diferença e como preparar em casa!
17/04/2019
A verdade sobre o café descafeinado!
A verdade sobre o café descafeinado!
03/05/2019
Como escolher e armazenar o seu café

Todo mundo gosta de um café fresco, é através dele que aquele cheiro inebriante conquista o olfato e consequentemente, o paladar.

O fato é que sabemos que café não é tudo igual e existem diferentes tipos no mercado que podem se diferenciar em suas características e em suas sutilezas na degustação.

Porém além disso, tem a questão da forma como é feito o armazenamento deste café, essa sim é uma questão, que pode acabar com a qualidade dos grãos e do pó.

Você sabe escolher e armazenar o seu café?

Se você tem dúvidas à respeito disso, não se preocupe, pois abaixo vamos mostrar o passo a passo para ter um café de qualidade sempre a mão. Acompanhe!

Onde Comprar um bom café?

Os melhores tipos de café geralmente são vendidos em lojas especializadas, atualmente, existem muitos comércios que valorizam a qualidade dos grãos e do pó de café.

Algumas opções também são a compra online ou em cafeterias que investem na representação de uma boa safra. Antes de adquirir, prove ou até mesmo investigue a procedência dos grãos.

Na hora da compra, avalie:

  • Se a embalagem está bem fechada;
  • Caso seja vendido a granel, pergunte a data da torra, não pode ser muito longe do consumo;
  • Não compre grandes quantidades, pois ele perde o frescor;

O que avaliar na embalagem?

Muitas informações importantes estão na embalagem,  elas podem ser decisivas na hora da compra, quanto mais completo os dados no rótulo, melhor é a qualidade do café. Portanto, fique de olho:

– Data – Indica quando ele foi torrado, no geral as empresas trabalham com prazos de 12 a 24 meses;

– Tem válvula desgaseificadora – Essa é uma tecnologia que permite proteger os grãos de fatores naturais, desse modo, suas propriedades não são perdidas.

– Indica a Procedência – Nesse caso, o rótulo diz qual é a sua espécie ou variedade. Também pode informar se é um blend ou uma origem única.

– Tem Rastreabilidade – Através desse campo são informados o nome da produtora do café ou da usina, bem como o nome do responsável pelo local. Desse modo, dá para saber a forma de cultivo do produto.

– Grau de torra – O sabor pode mudar de acordo com o grau de torra. Por exemplo: Torra Filtro é mais suave, torra média tem um sabor mais intenso, caracterizado pelos grãos mais marrons, enquanto que a torra expresso é uma versão mais escura.

É claro que essas características podem mudar de acordo com o fornecedor.

– Sabor esperado – Algumas embalagens trazem essa descrição para o consumidor ter uma noção do sabor previsto. Exemplos: Textura delicada, sabor vibrante, sabor intenso com notas de laranja, entre outros.

Além disso a embalagem correta do café permite a proteção dos principais inimigos do café: oxigênio, calor, luz, umidade e odores fortes.

Procure cafés com embalagens opacas e hermeticamente fechadas, que possuam válvula de desgaseificação – pequeno disco de plástico que permite que o CO² dos grãos saia, mas impede o oxigênio.

Evite embalagens ou pacotes selados à vácuo, pois esse café foi completamente desgaseificado e envelheceu antes de ser embalado. Compre café o mais fresco possível.

Como armazenar o café?

Quando você sabe avaliar a compra de um bom café já é meio caminho andado para entender como armazená-lo, para evitar o comprometimento do aroma e sabor, é necessário guardar de forma correta para não mudar as características marcantes da bebida como o corpo e acidez.

Após torrado, o café libera dióxido de carbono. Esse componente o protege da oxidação e esse é o motivo pelo qual o café deve ser mantido em sua embalagem original.

Sim, por isso é preciso prestar atenção com a embalagem na hora de comprar o seu café, pois a embalagem original é a principal é a melhor forma de manter o seu café, afinal ela foi desenvolvida para isso, para guardar e manter as melhores e principais características do produto, mesmo após aberto.  

Se você transferir esse café para um outro local, grande parte desse gás protetor irá desaparecer.

A nossa dica para você é: melhor colocar a embalagem original em um pote hermético (aqueles potes com maior vedação ou que tem um bom fechamento), mesmo se a embalagem já estiver aberta!

A maneira certa de armazenagem pode ajudar a reduzir os danos do envelhecimento do café. É importante manter ele bem vedado para que os cheiros de outros alimentos não sejam transferidos para o pó de café.

O café em forma de grãos é sempre a melhor escolha, pois sua vida útil é muito maior. Além disso, ele possui mais corpo e confere um sabor fresco para a bebida.

Mesmo que os grãos fiquem descobertos por 10 dias, eles conseguem manter suas propriedades e não aderem mau cheiro.

Seja na sua própria casa ou no estabelecimento que você trabalha, jamais coloque o café perto de temperos e outros alimentos com odor forte, pois eles podem interferir no aroma do produto.

Confira também: 9 passos para degustar café como um profissional!

  • 90
    Shares
  • 90
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *