fbpx

Da fazenda para sua xícara: O processo de beneficiamento do café

receitas simples com café para se testar e experimentar em casa
Super Fácil: 5 receitas com café para se testar e experimentar em casa!
28/06/2019
3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!
3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!
12/07/2019
Da fazenda para sua xícara O processo de beneficiamento do café

O beneficiamento do café é um processo necessário para que a cereja se torne um grão. O fato é que existem vários métodos para isso, todavia, os principais são: Seco e  o Úmido.

Quando as cerejas do café estão maduras, elas devem ser processadas poucas horas depois da sua colheita, dessa forma, são mantidas suas propriedades de sabor. O processo de beneficiamento pode exaltar o grão de café ou então, reduzir sua qualidade se não for bem executado.

Na realidade, essa prática pode ser feita de várias formas, porém, muitos produtores preferem processar suas próprias cerejas, desse modo, conseguem manter sua qualidade até a venda, mas, podem fazer isso somente se tiverem usinas em suas fazendas.

A maioria dos produtores prefere vender os grãos de café para estações centrais que cuidam do processo de secagem e moagem.

Fase preparatória do beneficiamento do café – Processo Úmido

1- Preparar a cereja do café a secagem

Nesse processo, as cerejas do café são colocadas em tanques com água. É indicado colocar somente os frutos mais maduros, entretanto, a maioria dos produtores pequenos misturam os frutos verdes e maduros no mesmo tanque.

2- As cerejas do café são descascadas

A segunda etapa é remover as cascas do fruto, as máquinas retiram a camada externa, mas deixam a mucilagem e destinam essas cascas para adubos de viveiros.

3- Os grãos são separados

É hora de organizar os grãos por peso, eles são colocados em tanques separadamente.

4- São enviados para secagem (processo úmido descascado)

Os grãos são espalhados em terreiros em camadas de 2 a 5 cm para secagem uniforme, esse processo pode levar de 7 a 12 dias, vai depender do clima. Alguns produtores usam máquinas secadoras mecânicas.

O processo úmido também pode ser ” lavado”, os grãos de café ficam de molho nos tanques entre 12 e 72 horas até que sua mucilagem se rompa. O objetivo é melhorar a aparência dos grãos.

Assim que toda a polpa sair, eles são levados para secagem, onde ficam expostos ao sol por 4 a 10 dias.

Nesse caso, os grãos são escolhidos à dedo para que fiquem com uma aparência mais uniforme.

Fase preparatória do beneficiamento do café – Processo Seco

1- Lavagem

As cerejas do café passam por uma lavagem rápida para remover as impurezas dos frutos, em alguns casos, podem ser deixadas de molho por um curto período.

2- Secagem

Os grãos são transferidos para um terreiro para secagem, eles ficam expostos ao sol por volta de 2 semanas.

Por conta do sol, as cerejas do café ficam enrugadas  e perdem a sua coloração.

Depois que ficam secas, a cor do café fica marrom e os grãos menores devido ao encolhimento.

O beneficiamento e a classificação

O beneficiamento na verdade é um procedimento realizado após a colheita, o objetivo é eliminar a casca e separar os grãos.

Em uma Fazenda, uma unidade de beneficiamento de café deve conter os seguintes equipamentos:

  • Bica de jogo – Consiste em um conjunto de peneiras de diversos tipos para separar o café das impurezas pequenas e grandes;
  • Catador de pedras e metais – É um sistema para separar os grãos de café de impurezas mais pesadas;
  • Descascador – Um maquinário formado por um conjunto de navalhas metálicas giratórias e fixas que removem os pergaminhos e a casca do café;
  • Classificador – Esse sistema faz a separação dos grãos de acordo com o seu tamanho, densidade e forma.

A finalidade desses equipamentos é melhorar o tipo de café de acordo com as demandas do mercado.

No Brasil, nem todos os produtores de café tem condições de adquirir suas próprias máquinas de beneficiamento de café, por isso, acabam recorrendo a cooperativas para dar andamento no processo, isso pode comprometer a qualidade dos grãos, uma vez que o acompanhamento atento de cada etapa deve ser realizado o mais próximo possível da colheita e comercialização.

Considerações finais

O beneficiamento do café à seco é o método mais antigo, era usado pelos árabes no oriente médio à milhares de anos atrás. Pode-se dizer que esse mecanismo é de uso privilegiado à regiões que possuem um clima seco durante a colheita.

No Brasil se produz café que utiliza métodos naturais de beneficiamento, inclusive, eles são considerados os melhores ” blends” de expresso em diversos Países.

O método de beneficiamento à seco é usado especialmente no Brasil, Sudoeste Asiático e África Ocidental. Através desse processo, se obtém um café mais natural.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Métodos e tipos de colheitas do café: Saiba como funcionam

Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem