fbpx

Métodos e tipos de colheitas do café: Saiba como funcionam

5 benefícios do café para você obter mais saúde
Comprovado! 5 benefícios do café para você obter mais saúde
12/06/2019
receitas simples com café para se testar e experimentar em casa
Super Fácil: 5 receitas com café para se testar e experimentar em casa!
28/06/2019
métodos e tipos de colheitas do café

Os métodos e tipos de colheitas do café são fatores que influenciam a qualidade do produto, por isso, é bastante significativo inclusive, para determinar o custo dele.

Pode-se dizer que a colheita corresponde a 50% da utilização da mão de obra, também nos cuidados com a lavoura e 30% referente a custo de produção.

Os métodos podem ser manuais, semimecanizada e mecanizada.

É barista e está querendo saber mais a respeito de como funciona os métodos e tipos de colheitas do café? Confira à seguir:

Colheita Manual do Café

Esse é um tipo de colheita de café mais seletivo. Ele pode ser feito procurando um por um dos grãos maduros ou de maneira concentrada, onde coloca-se os frutos das ramas em peneiras.

Esse é um dos métodos de colheita de café mais antigo e utilizado na maiorias das lavouras, esta colheita é feita em 3 etapas:

  1. Arruação e varrição para levantar os frutos caídos;
  2. Efetivação da derriça sobre panos ou peneiras;
  3. Levantamento, abanação e transporte do café;

A derriça, é uma etapa importante que remove os frutos dos ramos de uma única vez, aquela que é feita sobre os panos é a mais adequada, pois evita que os grãos tenham contato com a terra, além disso, facilita a separação dos ramos e folhas.

Desse modo, fica mais fácil lavar já que é livre de pedras e outros resíduos.

O café colhido dessa forma tem mais qualidade, por isso, é fundamental ter cuidados na hora da derriça.

Colheita Semimecanizada

Neste método de colheita são utilizadas derriçadeiras portáteis, ou seja, uma máquina colhedeira. Esse procedimento surgiu devido a dificuldade de encontrar mão de obra para efetuar a colheita manual do café.

Esse equipamento surgiu da adaptação da máquina utilizada na cultura do feijão e  necessita de menos funcionários, o que ocorre uma redução de custo operacional.

A colheita semimecanizada funciona da seguinte forma:

  • Manual –  É esticada uma lona no chão, onde 4 trabalhadores fazem a poda dos galhos e retiram os frutos.
  • Mecanizado – Com a lona espalhada no chão contendo os galhos com o frutos a própria máquina recolhe tudo e depois faz a trilhagem, ou seja, a separação dos frutos e galhos do café.

Colheita Mecanizada

O uso desse método de colheita de café vem crescendo muito nos últimos anos, pois é uma operação de baixo custo e de alta produtividade.

Nesse processo são utilizadas maquinários em todos os processos de arrumação, derriça, variação, recolhimento e abanação.

O uso da tecnologia já é uma realidade no campo. Alguns equipamentos tem o tamanhos de tratores que passam entre os pés de café recolhendo os frutos e transportando para um caminhão.

No entanto, esse método de colheita de café só é indicado para lavouras que possuem terrenos planos ou com leve ondulação. Pois em terrenos muito ondulados, as máquinas não conseguem passar.

Existem colhedoras que já abanam o café antes de colocar no caminhão, outras ensacam e armazenam o café colhido.

Quando deve ser feita a colheita do café?

A colheita deve ser feita quando a lavoura apresentar frutos maduros, ou seja, o ideal é que 90% estejam no ponto certo, e somente 10%, ou menos, estejam verdes. De acordo com os especialistas, o ponto cereja é bastante adequado.

É fundamental salientar, que a maturação dos grãos é sempre dada de acordo com a região (quente ou fria), variedade do café (precoce ou tardia), sistema de plantio (aberto ou adensado), exposição ao sol, índice de chuvas e de florada.

A hora certa de colher os grãos é quando eles atingem a maturação fisiológica com 55 a 70% de umidade. Para entender melhor, entenda quais são as denominações do café:

  • 60 a 70% de umidade – Verde
  • 45 a 55% de umidade – Cereja
  • 30 a 45% de umidade – Passa
  • 25 a 35% de umidade – Bóia
  • Menor que 25% – Coco

Por conta disso, é que a colheita do café é realizada entre os meses de Março e Setembro, sendo que geralmente, é nos meses de Junho e Agosto que ocorrem a maior concentração.

É importante ressaltar que todo o café colhido, deve ser levado imediatamente para o centro de beneficiamento para impedir que ele passe por um processo de deterioração e perca sua qualidade.

Ou seja, colher os grãos de café e deixá-los amontoados para beneficiamento no dia seguinte não é uma realidade hoje em dia. Os produtores já possuem a consciência que esse procedimento antigo compromete a qualidade do café.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Como escolher e armazenar o seu café?

Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem