3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!

Da fazenda para sua xícara O processo de beneficiamento do café
Da fazenda para sua xícara: O processo de beneficiamento do café
04/07/2019
Latte Art Saiba mais sobre esta técnica que conquista cada vez mais os amantes de café
Latte Art: Saiba mais sobre esta técnica que conquista cada vez mais os amantes de café
19/07/2019
3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!

O café é a bebida mais apreciada e consumida do mundo, perde somente pela água, ela é simbologia de socialização e de momentos agradáveis. É cultura, é tradição e um misto de bons sentimentos que giram em torno dessa fantástica bebida. 

Quem já não ouviu a frase “vamos tomar um café qualquer hora”?

Mas você sabia que existem curiosidades sobre o café que provavelmente você nunca saberia? Ele é muito mais do que uma bebida, é uma ótima forma de contar histórias. 

Entenda o porquê!

Foram os Etíopes que descobriram o café

Poucas pessoas sabem que o café surgiu nas montanhas da Etiópia e somente depois se espalhou pelo Oriente Médio e posteriormente, Europa e assim sucessivamente.

Ele foi descoberto por volta de 525 d.C por pastores de ovelhas etíopes. No entanto, o seu uso em forma comestível só aconteceu em 575 d.C, pelo menos foi o que foi datado nos manuscritos do Iêmen.

A lenda diz que o pastor notou que suas ovelhas ficavam alertas e espertas depois que consumiam a planta e os grãos do café. Depois disso, os etíopes passaram a comer a polpa do café macerada ou misturada na banha. Faziam suco fermentado e a transformavam em bebida alcoólica.

Os rumores se espalharam para o Oriente Médio e foi aí, onde tudo começou. 

Os árabes criaram a bebida mais consumida do mundo

O nome científico do café é “Coffea Arábica”, pois no século XVII somente os árabes produziam café no mundo.

O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia, houve certa polêmica na época, pois alguns consideravam as propriedades do café contrárias às leis de Maomé, o profeta.

Entretanto, depois de alguns anos, o café venceu a resistência de algumas pessoas e passou a ser ingerido por grandes nomes, inclusive os doutores maometanos. 

A bebida era famosa porque ela favorecia a digestão, alegrava o espírito e afastava o sono, ideal para os escritores da época.

A bebida era proibida para os Cristãos no século XVII

Após o sucesso da bebida produzida pelos árabes, surge a primeira loja de café em 1475 na Constantinopla, à partir daí, se espalhou pelo mundo, sobretudo para a Europa.

No ano de 1570, o café chegou na Itália, mas propriamente dito na cidade de Veneza, no entanto, o café era chamado de ” bebida maometana”, por isso, os cristãos não podiam beber, pois a igreja católica proibia.

Mas, essa proibição não durou muito, a liberação aconteceu quando o Papa Clemente VIII provou o café e percebeu que não se tratava de algo religioso ou qualquer coisa do tipo.

Depois de Veneza, a Inglaterra recebeu a primeira casa de café, seguindo para Paris.

A França foi o primeiro País que adicionou o “açúcar ao café”, isso aconteceu no ano de 1713.

Desde essa época, o café se espalhou para os Países Baixos, Guianas, São Domingos, Porto Rico e Cuba. 

Foi somente em 1727 que o café chegou ao Brasil devido a uma viagem que o Sargento Francisco de Melo Palheta fez para as Guianas e percebeu que o produto tinha grande valor comercial.

Ele conseguiu uma muda de café arábico com a esposa do Governador das Guianas e trouxe de forma clandestina para o Brasil.

As primeiras plantações aconteceram no estado do Pará e depois, no Maranhão e Bahia. Mas, como as condições climáticas não eram as melhores, houveram mudanças de regiões para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Entretanto, foi o sucesso da lavoura em São Paulo no século XX que fez com que o estado fosse considerado o mais rico do Brasil. 

Existem muitas curiosidades sobre café , hoje em dia, a bebida é consumida largamente no mundo e o Brasil, configura como o maior produtor e exportador dos grãos no cenário mundial, pois é responsável por um terço de toda a produção global.

Gostou das nossas curiosidades sobre café? Confira esse outro conteúdo também: Comprovado! 5 benefícios do café para você obter mais saúde

  • 41
    Shares
  • 41
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *