fbpx

Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano: Entenda qual a diferença e como preparar em casa!

A arte de dominar o café conheça a importância do trabalho do Barista na produção de café
A arte de dominar o café: conheça a importância do trabalho do Barista na preparo de café
12/04/2019
Como escolher e armazenar o seu café
Como escolher e armazenar o seu café?
26/04/2019
Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano

O capuccino é uma bebida clássica em diversos Países, porém sua origem é italiana, onde os italianos costumam beber o cappuccino pela manhã.

Mas, no mundo todo hoje, essa bebida clássica é uma opção para qualquer hora do dia. Muitos consideram que o cappucino representa a proporção mais harmoniosa de café e leite.

Mas, você sabia que ele não é preparado de forma igual em todos os lugares?

Por exemplo, existem diferenças entre o Capuccino brasileiro e o Capuccino Italiano.

Se você sempre teve a curiosidade de saber qual as principais diferenças entre os dois e como pode preparar estas bebida em casa. Confira no artigo a seguir:

Como é  feito o Capuccino Italiano?

Esse é considerado o ” clássico” capuccino, ou seja, o verdadeiro, sem acréscimo de outros ingredientes.

O criador da receita foi o Monge Italiano D’ Viano, ele foi uma figura importante na resistência Cristã que impediu o avanço do Islamismo na Europa em 1863.

De acordo com a história, o termo “Cappuccino” é uma referência ao hábito dos frades capuccinos daquela época. Esses monges da Europa antiga ganharam destaque também pela popularização dos licores, cervejas e vinhos.

A receita original do “Cappuccino Italiano” contém  partes iguais dos seguintes ingredientes:

  • 1/3  de Café Expresso;
  • 1/3 de Leite;
  • 1/3 de  Leite vaporizado;

Para fazer a bebida, é preciso seguir as instruções abaixo:

1- Faça uma dose de café, pode usar uma máquina de café expresso, cafeteira italiana ou na falta deles, use a bebida coada bem forte na proporção de uma dose de café para uma xícara pequena;

2- À seguir, esquente o leite. É melhor que seja o integral;

3- Não ferva esse leite, só esquente, assim que as bolinhas começarem a aparecer nas laterais, desligue o fogo;

4- Nessa fase, acontece a vaporização de uma parte do leite, o objetivo é que fique aquela espuma bonita,  para isso, use um mixer;

5-  Posicione o mixer sobre o leite esquentado e bata por 20 segundos, vai perceber que ele estará vaporizado;

6-  Para saber se o leite vaporizado está na consistência correta, pegue um pouco com a colher, se ele não cair quando virar, está perfeito;

7- Agora, é só montar. Pegue uma xícara bonita, tem que ser maior do que uma de café expresso. Adicione o café, o leite cremoso, aquele que ficou embaixo da espuma e por fim, a espuma.

Para que a qualidade da bebida seja boa, é preciso observar o sabor do expresso, a textura e a temperatura do leite. A vaporização do leite deve ter uma textura aveludada, brilhante e cremosa, pois é em cima dela, que os baristas mais experientes fazem o famoso ” latte art”, os desenhos que encantam.

Quando essas porções são alteradas, elas dão origem a outras bebidas como: Machiato e Café Latte.

No Campeonato Mundial de Baristas, o cappuccino perfeito precisa ter exatamente essas doses dos ingredientes, sendo que a espuma precisa ficar com 1 cm de espessura.

Na Itália, o capuccino faz parte do dia a dia das pessoas, elas consomem no café da manhã. Em outros Países Europeus, a população consome a bebida ao longo do dia,  especialmente depois das principais refeições como almoço e jantar.

Como é feito o Capuccino Brasileiro?

Pode-se dizer que o Brasil pegou a receita original do Cappuccino Italiano e deu uma “incrementada”, porque nós brasileiros adoramos fazer tudo do nosso jeitinho, não é mesmo?

Na realidade, os brasileiros são muitos conhecidos pelo talento de inventar em cima das receitas já existentes. Isso acontece a todo momento, por exemplo: Croissants turbinados com recheios, pizzas com bordas recheadas com recheios enormes e sushi com cream cheese, entre outras coisas.

A lista de invenções é grande, e o mesmo aconteceu com o ” tradicional capuccino”.

Confira a receita na íntegra:

  • 1/3  de Café Expresso;
  • 1/3 de Leite;
  • 1/3 de Leite vaporizado;
  • Canela (pode ser em pó ou em pau);
  • Chocolate ou cacau em pó;
  • Açúcar ou adoçante;
  • Chantilly;

Na verdade, não se sabe ao certo quem sugeriu o acréscimo desses ingredientes. O fato, é que ela agrada bastante o paladar dos brasileiros!

O modo de preparo inicial é bem semelhante ao italiano o que muda, é a forma de finalizar a bebida:

1- Faça uma dose de café, pode usar uma máquina de café expresso, cafeteira italiana ou na falta deles, use a bebida coada bem forte na proporção de uma dose de café para uma xícara pequena;

2 – Adoce com açúcar ou adoçante a gosto;

3 – À seguir, esquente o leite, porém não ferva esse leite, só esquente, assim que as bolinhas começarem a aparecer nas laterais, desligue o fogo para fazer a vaporização de uma parte do leite, o objetivo é que fique aquela espuma bonita.

4 – Use um mixer e posicione-o sobre o leite esquentado e bata por 20 segundos, vai perceber que ele estará vaporizado, pegue um pouco com a colher, se ele não cair quando virar, está perfeito;

5 – Agora, é hora do jeitinho brasileiro: Pegue uma xícara bonita, tem que ser maior do que uma de café expresso assim como no cappuccino italiano, adicione o café, o leite cremoso, aquele que ficou embaixo da espuma e por fim, a espuma.

6 – Em seguida em cima, coloque uma camada de chantilly cremoso fazendo voltas até cobrindo toda a superfície da xícara, porém sem afundar o chantilly, o ideal é ter a mão bem leve para que ele fique apenas como uma camada protetora para o café que está embaixo;

6 – Após a cobrir com o chantilly, salpique com a ajuda de uma peneira pequena, o chocolate ou cacau em pó, junto com a canela em pó, ou se preferir, salpique apenas o chocolate ou cacau em pó e mergulhe um pedaço de canela em pau para decorar e acrescentar um sabor extra a bebida e está pronto!

Todavia, não é só no Brasil que o cappuccino italiano passou por transformações, a exemplo disso estão outros Países Sul americanos que seguem a dica da canela e do cacau, já o chantilly é opcional.

Em suma, a diferença entre o capuccino italiano e capuccino brasileiro está nos ingredientes. Entretanto, no Brasil, também é possível encontrar o tradicional capuccino italiano em muitas casas de café.

Agora que você já sabe a diferença, entre as bebidas e também como fazer essas delícias em casa, experimente cada uma delas e aproveite para aprofundar ainda mais sua paixão pelo café desfrutando de uma boa pausa da correria do dia a dia, afinal, café é tudo de om não é verdade?

Gostou o nosso conteúdo? Confira também: Qual o melhor jeito de coar café? Conheça os tipos de filtros que podem ser utilizados em casa!

Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem