fbpx
Como escolher e armazenar o seu café
Como escolher e armazenar o seu café?
26/04/2019
4 motivos pelo qual você precisa testar a água antes de fazer um café!
4 motivos pelo qual você precisa testar a água antes de fazer um café!
10/05/2019
A verdade sobre o café descafeinado!

Muito se discute sobre os benefícios e malefícios da cafeína, por isso, algumas pessoas são adeptas ao café descafeinado por acreditarem que ele não contém a substância que os mantém mais “alertas”.

Enquanto um café normal possui cerca de 0,8 g a 2,5 g da substância em cerca de 100 gramas, o descafeinado contém apenas 0,1 grama.

A cafeína é uma purina alcalóide que isoladamente é tóxica, mas no café, ela atua como um estimulante que afeta o sistema nervoso, entretanto, os seus efeitos se diferem de pessoa para pessoa que por vezes, pode acelerar o metabolismo, manter o indivíduo mais alerta e reduzir a fadiga.

Em contrapartida, em outras pessoas, o efeito pode ser o nervosismo, aumento da pressão arterial e outros desconfortos. É importante que cada pessoa perceba o que a cafeína causa em seu corpo.

No entanto, o processo de descafeinização ainda gera muitas dúvidas, pois muitos fabricantes utilizam grãos velhos e de baixa qualidade que são submetidos a uma torra muito forte para que o consumidor não perceba as alterações em suas características como aroma e sabor.

Em contrapartida, se o café descafeinado for feito à base de grãos verdes e frescos não há haverá diferença quando comparado a bebida normal.

Como saber se o café descafeinado é de qualidade?

A maioria dos processos para retirar a cafeína dos grãos de café utiliza água, solventes e dióxido de carbono. Depois que a cafeína é removida, os demais ingredientes também são, mas o que gera polêmica é que isso pode não ocorrer, portanto, comprometeria as características do café.Para evitar consumir grãos de café descafeinado sem qualidade, é fundamental prestar atenção em algumas informações no rótulo para garantir que o método de descafeinação não utiliza solvente e outras substâncias nocivas, mas sim, aposte em processos naturais.

Solventes- Processo Químico

Quando os grãos de café são submetidos ao uso de solventes, eles ficam de molho na água quente ou no vapor para que as células dos grãos se abram e assim, possam ser extraídas a cafeína.

No entanto, essa extração não é feita somente com a água, são usados o acetato de etila e o cloreto de metileno, esses solventes tem capacidade inclusive de remover as propriedades importantes do café, além disso, destroem os grãos e modificam sua estrutura dificultando o processo de torrefação e armazenamento.

O rótulo traz as informações de quais os solventes foram usados, por isso, a melhor escolha para um bom café descafeinado é optar pelos processos mais naturais, sem o uso dessas substâncias.

Água Suiça – Processo Natural

Nesse processo, os grãos são deixados de molho para que as células se abram.  São usados o extrato de café verde à base de água ou a água saturada com compostos de café verde para separar a cafeína do grão.

Depois disso, o extrato é filtrado com carbono para remover e descafeinar mais grãos até alcançar o nível almejado.

Esse processo protege os grãos e confere um café descafeinado de qualidade e livre de agentes tóxicos. Além disso, o sabor não sofre alterações.

Existem um outro método chamado ” Água na Montanha” que é praticamente idêntico, é muito realizado no México com a água do Pico do Orizaba.

CO² – Processo Orgânico

O CO² é um líquido utilizado a pressão e temperaturas para extrair a cafeína dos grãos, é filtrada e evaporada e depois, reutilizada para descafeinar mais grãos.

Esse processo é totalmente livre de produtos químicos, é considerado orgânico, pois preserva o sabor do café.

Como visto acima, é perfeitamente possível escolher um café descafeinado de qualidade e sem o risco de conter resquícios de substâncias nocivas à saúde e  que também comprometem o sabor da bebida.

Não é necessário usar solventes para conseguir uma extração eficiente da cafeína. Desse modo, é possível obter uma bebida de qualidade e que não se difere no aroma e paladar da opção com a cafeína.

Lembrando que o café descafeinado também oferece muitos benefícios à saúde e quando passa por processos mais naturais ele mantém suas propriedades protetivas do fígado e do coração, ainda atua na prevenção de alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2, Alzheimer e doença de Parkinson.

  • 38
    Shares
  • 38
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *