Latte Art: Saiba mais sobre esta técnica que conquista cada vez mais os amantes de café

3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!
3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!
12/07/2019
Brait inova e será a primeira rede a comercializar o Café Vô Luiz!
Brait inova e será a primeira rede a comercializar o Café Vô Luiz!
22/07/2019
Latte Art Saiba mais sobre esta técnica que conquista cada vez mais os amantes de café

O latte art é o toque artístico no café, aquele desenho na superfície da bebida feito com leite vaporizado que deixa os clientes encantados.

Não se trata apenas de uma simples decoração no café, o latte art é a ” assinatura do barista”. É um conceito que surgiu na Itália e depois de alguns anos se espalhou para diversos Países do mundo.

Inclusive, em competições de baristas, um dos quesitos avaliados é a criatividade do latte art. Para saber mais sobre as técnicas, tendências e como fazer um desenho perfeito, continue lendo!

Quais são os desenhos do Latte Art que mais fazem sucesso?

É perfeitamente possível criar qualquer tipo de desenho usando os ingredientes e as técnicas corretas. Para isso, o barista pode utilizar café com fluxo de leite ou leite com calda de chocolate e outros elementos como canela em pó e cacau.

Alguns desenhos são considerados clássicos no latte art, saiba quais são:

-Tulipa – No geral, os baristas conseguem fazer de duas a três pétalas, mas isso vai depender do diâmetro da xícara.

Para fazer esse latte art, é necessário inclinar a xícara e fazer um ângulo maior com a leiteira, deve ser fervido antes de fazer o desenho, pois ele não pode ser quente demais, senão a bebida não será servida na temperatura certa ao consumidor. É melhor usar um leite tipo A.

Por isso, o truque é esquentar a xícara ao invés de ferver a bebida ao extremo.

-Roseta e o coração (Free Pour) – Essa também é um dos desenhos mais conhecidos do latte art . Para fazê-la é preciso ter uma leiteira com bico fino, dessa forma, o desenho ficará perfeito.

-Técnica Etching – Dá para fazer inúmeros desenhos usando caldas, chocolates, canela em pó e palitos para moldar os desenhos sobre o leite.

Esse método permite mais possibilidades de desenhos no latte art, através dele, pode-se misturar mais de uma técnica e desenhar sobre o leite o que quiser com o palito, inclusive grafismos, flores, rostos de animais, entre outros.

-Stencil art – A técnica de polvilhar canela e cacau sobre o café.

Qual é o segredo de um latte art perfeito?

Todos os especialistas são enfáticos a esse respeito, o segredo é a ” prática”. É necessário treinar muito para fazer coisas bonitas e interessantes que encantem e que possam arrancar alguns elogios do cliente.

Mas, é claro que existem outros pontos a serem levados em conta, como por exemplo: A qualidade do leite, pois é através dele que a técnica é realizada. Deve-se avaliar desde a escolha do produto (Tipo A), a vaporização e também, a forma como ele é colocado na xícara.

O leite usado no latte art precisa ser fresco, com bastante gordura e proteínas, pois o objetivo é a formação de um creme consistente.

Para um desenho perfeito, ele deve ser aquecido até 65 graus.

É fundamental lembrar que o leite é a estrela do latte art, portanto, o barista deve conhecer suas diferentes texturas para combinar com a proporção ideal de café.

Como comentado logo no início deste artigo, em competições de baristas, o latte art é um dos requisitos avaliados. Os profissionais tem apenas 2 minutos para tirar um café expresso e fazer um desenho. 

Na primeira etapa, latte art é livre, mas em outras, ele deve comprovar a técnica através da reprodução de dois cafés idênticos, ou seja, são avaliados precisão e simetria dos desenhos.

Latte Art – Como fazer e encantar os consumidores?

Esse recurso para agradar os clientes exige muito estudo, por isso, existem muitos cursos para baristas no mercado. Todavia, existem lições importantes que o profissional deve compreender, que são:

  • Proporção correta dos ingredientes
  • Escolher os ingredientes certos (caldas de chocolate e caramelo, cacau em pó, canela em pó, chocolate em barra e corantes para produzir um latte art colorido)
  • Leite fresco e com alto teor de gordura e proteínas
  • Boas referências de desenhos (flores, corações, animais e outros). Depois de aprender a técnica, você pode variar os desenhos, usando ideias e inspirações de arte da internet, livros, museus, enfim. O que a sua criatividade mandar!

Novas  tendências do latte art no mundo

O universo do café não para de evoluir e trazer muitas novidades para os amantes dessa bebida incrível.

Não podemos deixar de citar que o latte art avançou muito e hoje, já existem cafeterias no Brasil e no mundo que imprimem o rosto dos clientes para colocar em cima do cappuccino e outros preparos. Quem é que não ama poder provar um café que é a sua cara, não é mesmo?

Esse efeito do latte art é conseguido através de uma impressora que funciona com tinta comestível, isso mesmo, é a tecnologia a serviço do barista. 

Aos poucos, a novidade está invadindo os estabelecimentos, o investimento do equipamento ainda é alto, e isso vai refletir no preço da bebida, por isso, ainda não é comum encontrar cafeterias com essa opção.

O equipamento foi popularizado primeiramente em Taiwan, hoje em dia, diversos Países estão usando, aos poucos, essa tendência está chegando no Brasil. Algumas cafeterias em São Paulo já trabalham com esse tipo de latte art. 

Isso só prova que além do café ser uma bebida deliciosa, também se  tornou algo atrativo e de verdadeira diversão.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: O que o café e o amor tem em comum? 5 prazeres que todo amante de café conhece!

  • 21
    Shares
  • 21
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *