fbpx

A arte de dominar o café: conheça a importância do trabalho do Barista na preparo de café

Coar café
Qual o melhor jeito de coar café? Conheça os tipos de filtros que podem ser utilizados em casa
05/04/2019
Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano
Capuccino Brasileiro x Capuccino Italiano: Entenda qual a diferença e como preparar em casa!
17/04/2019
A arte de dominar o café conheça a importância do trabalho do Barista na produção de café

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o barista não é uma pessoa que simplesmente ” ama café”, o barista na realidade é um profissional especializado na arte do preparo e degustação desta bebida, além disso, está sempre em busca de métodos para realizar novos preparos usando os grãos de café como a base.

Pode-se dizer que ele é um profundo entendedor de café, assim como o sommelier é no caso dos vinhos, porém, o barista vai além.

Este profissional não só entende dos diferentes tipos de café como também sabe compreender como funciona toda a cadeia produtiva da matéria prima com o qual trabalha, bem como, entende as técnicas de degustação, torrefação, moagem e preparo de todos os tipos de grãos.

A profissão de barista surgiu logo no começo dos anos 90 e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado devido ao surgimento de cafés especiais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a presença desse profissional no mercado e é como ele tem sido tão importante na verdadeira arte de dominar o café. Confira:

Sabem preparar um café de qualidade

Nos últimos anos, o brasileiro passou do simples hábito de tomar um cafézinho à escolha de produtos diferenciados, em cafeterias, padarias, bares ou restaurantes que tenham em seu cardápio a bebida com destaque à sua qualidade.

Como comentamos nos início deste artigo, o café ganhou um status semelhante ao do vinho, com atributos como aromas e sabores, e rituais de preparo e degustação a bebida.

O consumidor agora está interessado em conhecer o grão e saber o que diferencia o café brasileiro do café de outras origens, por exemplo.

Um barista, sabe dominar todas as técnicas de extração da bebida, seja por filtro, cafeteira italiana, prensa, expresso e também, a elaboração de outras bebidas derivadas do café.

Por isso, restaurantes, bares e cafeterias compreendem a importância de ter um barista compondo sua equipe, pois o sabor e aroma de um bom café, exigem um método de preparo diferenciado para que o consumidor final saia satisfeito.

E é essa satisfação que nos leva ao tema do nosso próximo tópico:

O Barista é a ponte da produção até o consumidor final

O barista é um especialista no preparo do café, mas antes de aplicar seus conhecimentos para extrair a bebida, ele precisa compreender o processo de produção dos grãos que vai desde a torra, prova e análise clínica do produto.

Cada um desses processos pode interferir de maneira sistemática no sabor do café, pois o que realmente importa para o barista, é entender aquele produto para conseguir preparar uma bebida com aroma delicioso e no ponto certo para o consumidor.

Sua total atenção e preparação profissional é voltada justamente com um único objetivo: Fazer a xícara perfeita ao gosto do cliente!

E quando o cafézinho é excelente, automaticamente o estabelecimento também é considerado bom aos olhos do cliente fazendo com que ele volte sempre para experimentar e vivenciar novos sabores e conhecer mais a respeito do café.

Pode ajudar no aprimoramento da produção dos grãos de café

Todas as indústrias de café possuem baristas em seu grupo de profissionais, isso porque, eles necessitam de alguém para fazer uma análise mais clínica do produto, ou seja, a degustação.

Esses profissionais fazem o melhor possível nas torras  e consegue melhorar muito o sabor final da bebida que é levada ao consumidor final.

Em um mercado cada vez mais exigente onde a demanda de cafés especiais só crescem, o barista se torna um profissional indispensável.

Se você está começando nesta área agora e deseja saber mais a respeito de degustação desta bebida, confira nosso artigo aqui para saber dicas de como degustar café como um verdadeiro profissional!

Inovação no preparo do café e outras bebidas derivadas

Até a poucos anos atrás, as pessoas conheciam o café mais tradicional, aquele coado em filtro de pano. No entanto, com o passar dos tempos, a indústria cafeeira vem se reinventando e criando novos processamentos e beneficiamentos de café que incluem torra e moagem diferenciada.

Para lidar com essas modernidades e a bebida chegar até o consumidor final com qualidade no aroma e sabor, a profissão de barista surgiu, é esse profissional que faz a mágica acontecer.

Para conseguir produzir uma bebida deliciosa, o barista precisa:

  • Usar a combinação de grãos para conferir um sabor diferenciado;
  • Entender como funciona a regulagem da máquina e pressão correta da água;
  • Garantir uma moagem correta dos grãos;
  • Extração adequada da bebida;

Um bom café, precisa ter uma consistência correta, aroma agradável e o sabor inesquecível para que o consumidor aproveite de uma experiência única e prazerosa.

Valorização do grão de café

O café passou de simples bebida para algo mais sofisticado, hoje em dia, aconteceu uma gourmetização do café, tanto,  que a busca da bebida em cafeterias aumentou e não somente para tomar um simples expresso, mas sim, outras bebidas derivadas dos grãos.

Diante desse cenário, os estabelecimentos devem ter um barista especializado na operação das máquinas e no preparo dessas bebidas, pois com toda a certeza, a clientela já sabe avaliar o que é um bom café.

Um bom preparo pode valorizar ainda mais os grãos de café, por isso, é fundamental contar com um profissional especializado para criar uma perfeita harmonia de sabores.

A profissão está ganhando grande importância no Brasil, inclusive, o dia do Barista é comemorado no dia do café (24 de Maio). Existe uma Associação de Cafés e Baristas do Brasil, mas a grande responsável por organizar eventos que elegem os melhores baristas no País é a Associação Brasileira de Café Especial.

O barista vencedor do Brasil é enviado para competir no World Barista que ocorre todos os anos e escolhe o melhor profissional entre diversos Países.

Por isso esta profissão deve ser valorizada, pois além de saber extrair o melhor do café em forma de bebida, com certeza contribui e muito, para a evolução e produção deste produto tão querido por todos.

  • 57
    Shares
  • 57
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem