fbpx
Dia Mundial da Fotografia
19/08/2021
Saúde, Trabalho e o Café!
27/08/2021
Uma fruta chamada Café

Café é a fruta do cafeeiro. Sua semente é uma pequena esfera verde, que quando atinge o estado maduro para a colheita tem um vermelho intenso ou amarelo. Cada fruto costuma possuir duas pequenas sementes semiesféricas com seus lados planos virados para si.

Estágios do Café, do grão verde a torra na equilibrada

Se café é uma fruta, ele tem frutose, que é o açúcar natural da fruta. Certo? Para que o grão dessa fruta seja torrado, ela passa por um processo de secagem e durante esse processo, o açúcar todo seca juntinho com o grão. Durante o processo de torra, todo esse açúcar carameliza, isso quando se trata de café especial. Já no café tradicional (café de mercado) isso não acontece.

A torra do café tradicional

O grão passa por uma torra excessiva, onde acaba virando uma carbonização. Pois é, por isso tudo você acha o café especial muito clarinho e até já deve ter chamado de “chá-fé”, mas veja bem… Café especial é naturalmente doce e claro por ter sido processado da maneira correta, além de ter somente grãos maduros e sem imperfeições em sua embalagem.

Tipos de torra do Café

Café é uma fruta, é sensível e precisa ser manipulada da forma correta, pois o manejo faz toda diferença na qualidade do fruto. Se for sensível enquanto está no cafeeiro, ela não deixa de ser quando é colhida, sendo assim, para que essa fruta torne-se uma boa bebida, é de extrema importância que todos os processos sejam realizados da melhor maneira possível.

O consumo do Café Especial

Atualmente, o café especial chega a passar por mais de 30 pessoas antes de chegar até a sua xícara e quase 252 mil famílias vivem de café no Brasil. Consuma café especial, é um prazer indescritível beber um café bem cuidado, torrado com carinho e extraído em seu método favorito. Se o grão for bom, não importa o método de extração. Nós do Café Vô Luiz temos toda essa preocupação em levar até nossos consumidores somente grãos de qualidade.


Qual a cor do Café?

Realmente a cor do café especial é bem diferente da cor do café tradicional que conhecemos. Mas o que você não sabe é que café não é preto e nem deveria ser consumido quando se apresenta com esta coloração. O café preto que você conhece, também conhecido como café forte, está queimado. Isso mesmo. Queimou e o que ele tinha de doçura se perdeu. A torra escura deixa o café menos encorpado, menos ácido e mais amargo e essas características que nos confundem e nos fazem acreditar que estamos bebendo um café mais forte.

Moer seu café na hora, evita que ele oxide e comece a liberar toxinas.

Esse café escuro do nosso dia a dia passa por um processo de torra que vai totalmente contra o que nós acreditamos. Quando torramos um café, queremos enaltecer suas características sensoriais, jamais mascará-las. O café tradicional comercializado no Brasil, naquele pacote que você conhece, tem tanta coisa que tem até café, por isso é torrado demais. É uma forma de mascarar os sabores ruins dos grãos verdes, malformados, brocados, com fungo que estão junto com os grãos de café daquela amostra.

De hoje em diante prefira cafés com torra média e se possível em grãos.

Acesse para informações e adquirir nosso Café: https://linktr.ee/cafevoluiz

Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem