fbpx

Você sabe para que serve os selos de qualificação do café? Saiba porque ficar atento na hora das compras!

4 motivos pelo qual você precisa testar a água antes de fazer um café!
4 motivos pelo qual você precisa testar a água antes de fazer um café!
10/05/2019
5 prazeres que todo amante de café conhece
O que o café e o amor tem em comum? 5 prazeres que todo amante de café conhece!
24/05/2019
Você sabe para que serve os selos de qualificação do café Saiba porque ficar atento na hora das compras!

Os selos de qualificação do café têm como base avaliar diversas características dos grãos, bem como sua pureza, sustentabilidade e sabor. A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) é a responsável por certificar a qualidade do produto.

Embora a ABIC seja uma grande Instituição a fornecer os selos, existem outros tipos de associações que estabelecem concursos e fornecimentos de selos. É justamente isso que veremos a seguir, continue lendo:

Quais são os principais selos de qualificação do café hoje no mercado?

O objetivo dos selos é comprovar a procedência e a qualidade dos grãos do café, desse modo, os consumidores que adquirem o produto podem ter a certeza que vão encontrar os atributos estipulados neste selo.

Diante do mercado cafeeiro, os principais selos de qualificação do café são:

ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café)

É uma das Instituições mais conhecidas quando se fala em café, sobretudo no Brasil, que é um dos maiores mercados produtores dos grãos do mundo. Para garantir a qualidade dos grãos, a ABIC fornece os seguintes selos:

– Selo de Pureza – (Desde 1989) Visa atestar que o produto foi verificado e que não existe adulteração ou outras misturas adicionadas ao café.

Esse selo não é importante somente no mercado interno, ele é reconhecido mundialmente nos demais Países consumidores da bebida.

– Selo de Qualidade – (Desde 2004) A intenção não é somente comprovar que os grãos são beneficiados de forma adequada, mas sim, classificar os diferentes tipos de grãos que promovem uma bebida dentro das seguintes características (Tradicional, Forte, Superior e Gourmet).

– Selo de Sustentabilidade – (Desde 2007) Uma forma inteligente e moderna de mostrar a rastreabilidade do café desde sua produção até a industrialização.

O café que recebe esse selo tem uma qualidade superior, já que ele é oriundo de fazendas sustentáveis que trabalham para a preservação do meio ambiente.

BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association

A Associação dos Cafés Especiais do Brasil foi criada pelos produtores de café do País. Com o passar do tempo, ganhou foco internacional devido suas incríveis parcerias com entidades do segmento.

Com isso, foi estipulado um Concurso de café que avalia requisitos ambientais em que os grãos são produzidos, bem como a qualitativa dos grãos através da análise dos degustadores da Associação.

Por isso, o Selo BSCA também tem bastante importância internacionalmente no mundo do café.

Certifica Minas

A empresa EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) trabalham juntas para promover o café produzido no estado para o mercado internacional.

O objetivo do Selo é atestar que aquele produto atende às boas práticas de produção e sustentabilidade.

Certificação Orgânica

Aquele selinho de produto orgânico na embalagem dos produtos é de extrema importância para mostrar ao consumidor que os grãos daquele café foram produzidos sem nenhum agrotóxico ou adubo químico.

Em um mercado onde cada vez mais se usa agentes químicos, esse é um dado importante para valorizar o produtor que trabalha de forma sustentável.

Rainsforest Alliance e UTZ

Essa empresa certificadora avalia o Café e outros produtos agrícolas vindos de Países Tropicais como o Brasil.

O objetivo é analisar as boas práticas de produção visando assegurar condições dignas de trabalho para todos os envolvidos no processo.

Qual é a importância dos selos de qualificação do café?

Para o consumidor, encontrar os selos de qualificação do café é uma garantia que aquele produto está sendo acompanhado de perto pelos seus produtores e também, por entidades especializadas.

Para o produtor, é a certeza de valorização do produto, pois as marcas que possuem selos se destacam no mercado nacional e internacional tendo o seu valor agregado.

O trabalho dessas instituições que avaliam os grãos de café é bastante intenso, pois milhares de amostras de café são testados por dia, com isso, são evitados que algumas marcas coloquem à venda grãos impuros e que possam comprometer a saúde de quem ingere a bebida feito à partir deles.

Por esse motivo, é fundamental olhar os selos de qualificação do café para ter a certeza de consumir uma bebida de qualidade com alto índice de pureza e produzido à partir de processos limpos e sustentáveis.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também:Café, o que é tão importante quanto o grão?

  • 41
    Shares
  • 41
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *