3 dúvidas sobre o café que todo mundo tem vergonha de perguntar: respondidas!

Brait inova e será a primeira rede a comercializar o Café Vô Luiz!
Brait inova e será a primeira rede a comercializar o Café Vô Luiz!
22/07/2019
Qual é o melhor método para moer o café antes de preparar a bebida
Qual é o melhor método para moer o café antes de preparar a bebida?
02/08/2019
3 dúvidas sobre o café que todo mundo tem vergonha de perguntar respondidas!

Vamos confessar que todo mundo tem dúvidas sobre o café, especialmente com relação a sua forma de ingestão e método de fazer. Alguns possuem expertise no assunto, outros, ainda estão aprendendo a cada dia.

Mas o fato é que todo mundo ama um bom café e tem curiosidades a seu respeito, porém, por ser algo tão implícito na vida dos brasileiros, muitos tem vergonha de se fazerem estas perguntas básicas e que é de curiosidade geral.

Por isso, fizemos esse artigo! Abaixo, você vai saber as principais dúvidas sobre o café que todo mundo tem, respondidas, confira!

Existe algum problema em adoçar a água antes do café?

É verdade afirmar que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, ele só perde para a água. Seu sabor pode ser variado, que vai desde o suave ao mais intenso, é na realidade, é uma questão de paladar.

Existem vários tipos de consumidores de café, mas o que os grandes apreciadores de café do mundo têm em comum é que eles “não adoçam a bebida”. Ou seja, ingerem ela naturalmente.

De acordo com os baristas, o café já vem com notas doces do pé, ele não precisa de adição de açúcar. Todavia, sabemos que muitas pessoas não conseguem tomar a bebida sem colocar açúcar ou adoçante.

Na verdade, “NÃO É ERRADO “adoçar o café, afinal, cada pessoa tem um gosto particular. No entanto, a sugestão dos profissionais é que antes de fazer isso, mexa a bebida e dê o primeiro gole para dosar bem a quantidade de açúcar ou adoçante a ser colocado.

Portando, adoçar a água antes do café é algo atípico. Não que exista problema, mas não é a ordem correta de um preparo.

O café descafeinado, não tem mesmo cafeína?

O café descafeinado possui “menos” cafeína que as demais versões. No entanto, ele não é “Zero Cafeína”.

A retirada da cafeína é feita através de processos químicos ou mecânicos. No entanto, existe uma espécie de café da Etiópia que naturalmente possui pouca cafeína. De acordo com os especialistas, elE chega até 20 vezes menos do que os outros tipos de café.

Um café convencional costuma ter entre 85 a 120 miligramas de cafeína em uma xícara de expresso, enquanto um café descafeinado de 2 a 4 miligramas na mesma quantidade.

Como pode-se notar, a diferença é grande.

No Brasil e nos demais Países da América do Sul, o café já é considerado descafeinado quando 97% da cafeína é removida dos grãos. Já na Europa, devem ser retirados 99% da cafeína para que os rótulos informem “café descafeinado”.

O café descafeinado é uma boa opção para ansiosos, hipertensos, cardíacos, grávidas, mulheres que amamentam e pessoas com gastrite.

Coador de tecido é melhor que o filtro de papel?

Essa discussão é muito antiga e divide opiniões. Existem defensores de ambos os lados, inclusive, uma pesquisa aponta que 96% dos consumidores de café tomam a bebida com filtro de pano ou papel.

Portanto, vamos analisar os prós contras de cada um deles:

– Coador de café de Pano

Não tem como não lembrar do tempo de nossas avós, elas só usavam esse modelo de coador, pois antigamente, os de papel eram caros demais e muito difíceis de serem encontrados.

O ponto positivo do coador de papel é que ele é uma opção sustentável, pois é reutilizável, além disso, não se pode ignorar o aroma inebriante que ele exala no momento que está passando o café.

O processo é rápido e logo, a bebida estará pronta para consumo.

No entanto, o ponto negativo é justamente o acúmulo de resíduos que certamente vão contaminar o café.

Por isso, se o objetivo é manter a tradição, é fundamental que ele seja bem lavado e com água fervente. A secagem também é importante, pois a umidade leva a proliferação de fungos.

– Coador de café de papel

É uma alternativa para quem não quer ficar lavando o filtro depois. Basta colocar o café, despejar a água até obter a bebida e pronto. Depois, é só jogar o coador fora com os resíduos.

Alguns usam a técnica de umedecer o pó com pouca água quente, aguardam 30 segundos e depois, despejam o restante da água em cima do pó.

O ponto positivo do coador de papel diante do coador de pano é a higiene, ele tem menos chances de acumular fungos e bactérias.

Todavia, algumas pessoas reclamam que o sabor não fica igual, que o filtro pode deixar gosto de plástico. Mas, esse problema é resolvido facilmente, basta despejar água quente no filtro antes de passar o café.

Em suma, tanto o coador de pano como o de papel podem proporcionar uma excelente bebida. Nessa hora, vale avaliar os prós e contras de cada um e apelar pelo gosto pessoal.

Gostou do nosso conteúdo respondendo 3 dúvidas sobre o café? Confira também: 3 curiosidades sobre café que você nunca saberia!

Siga-nos no Instagram: Clique aqui

  • 32
    Shares
  • 32
    Shares
Café Vô Luiz
Café Vô Luiz
O Café Vô Luiz é uma escolha perfeita de notas aromáticas com doçura prolongada, marcante e sabor inconfundível que durante o preparo se transforma em um corpo concentrado e cremoso, harmoniosamente equilibrado graças a cuidadosa seleção dos melhores grãos da espécie arábica e aos cuidados durante cada fase de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *